10 brincadeiras de Páscoa criativas para fazer com as crianças

A Páscoa é uma data muito esperada pelas crianças, que adoram o momento de receber chocolates e os brindes de dentro dos ovos. Para tornar a comemoração ainda mais divertida para os pequenos, é possível apostar em brincadeiras criativas que transformarão o domingo em um dia ainda mais especial. Confira 10 ideias para fazer a alegria da garotada.

  1. Gincana – Faça perguntas sobre a história da Páscoa e premie com pequenos ovos de chocolate quem acertar as respostas. É uma boa prática para que as crianças entendam o significado da data.
  1. Amigo ovo – A brincadeira é igual a um amigo secreto tradicional de fim de ano. Cada participante deve tira um papel com o nome de outro participante e fazer a troca de ovos de chocolate no domingo de Páscoa.
  1. Corrida dos ovos – O ideal é que seja feita no quintal, para não sujar demais a casa. Cada criança pega um ovo e coloca em uma colher. A garotada deve correr até um determinado ponto segurando a colher na boca e equilibrando o ovo. Quem chegar primeiro, sem deixar cair, é o campeão.
  1. Pintar ovos – Reúna as crianças para pintarem os ovos de galinha. Os ovos pintados podem ser entregues como presentes aos parentes. Mas tenha cuidado para evitar sujeira. Uma dica é trabalhar com ovos cozidos para evitar a quebra.
  1. Caça-ovos – A brincadeira é clássica e nunca sai de moda. Logo pela manhã, conte aos pequenos que o coelhinho escondeu alguns ovos pela casa. Basta à criança procurar. Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, faça pegadas de coelho no chão. Elas podem ser feitas de papel e coladas ao chão, compradas em adesivos ou também pintadas à tinta.
  1. Coelhinho sai da toca – Distribua bambolês pelo chão e peça para cada crianças ficar dentro de um. Grite: “coelhinho sai da toca”! Todos os pequenos devem trocar de bambolê e quem ficar de fora, sai da brincadeira. Para funcionar, a cada rodada você deve tirar um bambolê.
  1. Armadilha – Na noite anterior à Páscoa, prepare armadilhas para o coelho. Junto com as crianças, espalhe cenouras em alguns cantos da casa. Enquanto os pequenos dormem, morda as cenouras e coloque o ovo de chocolate ao lado.
  1. Mímica de Páscoa – Desenhe símbolos da Páscoa em uma cartolina, recorte e coloque-os dentro de uma cesta. Cada criança deve retirar um desenho e fazer mímicas para que os outros coleguinhas tentem adivinhar.
  1. Rabo de coelho – Desenhe um coelho numa cartolina e o rabinho em outra. Cubra os olhos de uma criança com um lenço e peça pra ela tentar encaixar os dois cartazes e completar o desenho. Os amiguinhos podem ir ajudando com indicações. Se quiser transformar em uma competição, faça isso com dois grupos.
  1. Pulo do coelho – Faça uma marca de giz no chão, como se fosse um ponto de chegada. Depois de dar o sinal, os participantes terão de saltar como um coelho até a marca. Quem chegar primeiro é o campeão!

Fonte: Bolsa de Mulher