9 perguntas que deve fazer antes de calcular o jantar de casamento

1. Quantos convidados iremos ter?

É importante calcular o número de pessoas que pretendem convidar para fazer um primeiro cálculo de quanto irão gastar na recepção. Ainda que o número possa variar e no final sejam menos convidados do que vocês pensavam, essa primeira estimativa é essencial para ter uma noção dos custos.

2. Que menu queremos oferecer? Qual é o mais caro e o mais barato?

É importante definir que menu irão oferecer no dia do casamento. Antes de decidirem, vejam dentro das opções que eles oferecem, quais sãos os menus mais caros e o que oferecem e os mais baratos e o que oferecem. Pensem se vale a pena optar por um ou por outro e quanto isso custará. É fundamental saberem isso antes de tomarem qualquer decisão.

3. Que menu é o mais indicado para o meu estilo de casamento? Que custos representa?

Dependendo do estilo ou do tema de casamento, podem existir custos extra relativos a um prato diferente. Veja entre as opções que existem se algum menu encaixa no seu tema de casamento. Caso você queira algo especial, saiba exatamente qual o seu custo, para não ter surpresas no final.

4. Quantas sobremesas diferentes poderão servir?

Além da quantidade de sobremesas, importa saber se esse serviço tem um custo adicional ou está incluído no espaço contratado. São duas coisas muito diferentes, que podem representar um custo distinto no orçamento.

5. Inclui bolo de casamento?

Alguns espaços e serviços de buffet incluem o bolo de casamento, outros não e isso também difere muito no valor. Não deixe de perguntar se o bolo está ou não incluído e, caso não esteja, qual é o custo adicional no serviço.

6. O preço inclui os sucos, água e gelo, café e chá?

As bebidas é uma parte muito importante da recepção. É muito importante saber se os sucos, água, gelo, café e chás estão incluídos ou não no preço do menu, já que isso pode representar um arrombo em todo o orçamento.

7. Cobram o brinde dos noivos ou já está incluído no preço?

Parece óbvio que esse serviço esteja incluído, mas nunca dê nada por assumido. Melhor perguntar antes para não ter surpresas no final, assim, anote também essa pergunta para fazer no momento em que estiver visitando o possível local do seu casamento.

8. Há open bar incluído ou tem um custo adicional?

Essa também é uma questão fundamental. Com certeza de que seus convidados irão querer beber e se divertir sem ficar contando a bebida e vocês também não irão querer controlar esse custo durante a festa. Se o open bar não estiver incluído no serviço, tentem negociar um preço fixo que não represente uma carga muito grande no orçamento.

9. Quantos garçons serão necessários?

Quantos mais empregados forem necessários, mais custos adicionais terá. Por isso é fundamental fazer uma estimativa do número de convidados que seja o mais aproximado possível com a realidade, para que o orçamento calculado não seja muito diferente quando tudo estiver definido. O melhor é solicitar a confirmação da presença com a maior brevidade possível, para poder programar tudo com bastante antecedência.

Fonte: Casamentos