Assessoria de eventos: contratar ou não para o seu casamento?

Você deve imaginar que organizar um evento é uma tarefa complexa: envolve diversas atividades, profissionais de diferentes áreas, levantamento de orçamentos e, o mais importante, envolve muito tempo. E como esse item – tempo – está escasso para a maioria das pessoas, ter alguém em quem confiar e que se dedique a fazer as melhores escolhas para você pode ser superimportante.

Esse é o papel da assessoria de eventos: gerir todos os itens do evento do inicio ao fim. Veja em que situações este serviço pode ajudar no seu casamento.

Pré casamento
A assessoria irá conhecer e identificar o perfil dos noivos, bem como norteá-los quanto ao que eles querem versus orçamentos e a possibilidade de realização. Irá ajudar a encontrar quais profissionais se encaixam no perfil e orçamento.Também vai cuidar para que todos os contratos sejam cumpridos. Gerenciar e organizar o cronograma de execução do evento é tarefa da assessoria, assim como fazer e administrar o RSVP (confirmação de presença). Outras atribuições: conectar todos os fornecedores que vão trabalhar no evento, enviando cronograma, restrições do local e fazer a planta do evento, entre outras informações importantes para que tudo ocorra como planejado.

Durante o evento
Acompanhar a montagem e certificar-se de que os itens contratados foram entregues durante o prazo estipulado é essencial. A assessoria irá também cuidar do cerimonial na Igreja, assim como garantir que os profissionais envolvidos tenham condições de trabalho. Outras atribuições: garantir que o cronograma do dia seja executado corretamente. Cuidar para que todos os desejos dos noivos sejam atendidos. Estar atenta se todos os familiares e convidados estão sendo bem atendidos.

Depois do evento
Acompanhar a desmontagem e garantir que tudo saia conforme o planejamento é o principal trabalho neste ponto. Fazer o levantamento junto ao serviço de buffet do que sobrou – bebida, quantas pessoas jantaram etc. Também será responsável por organizar previamente quem irá levar os presentes.

Para decidir: contratar ou não uma assessoria?
Sempre indico sim a contratação indiferente do tamanho do evento. Esse serviço garante que erros sejam minizados, que economias sejam feitas na hora da cotação com os fornecedores, e possibilita que os noivos possam dedicar seu tempo para outras questões como as vestimentas, quais padrinhos convidar, etc. Não é difícil encontrar noivos que no final da festa agradecem e dizem que se soubesse antes do valor desse serviço teriam pago em dobro, e de fato é um serviço que “se paga”.
E tudo é questão da qualidade que os anfitriões desejam, ninguém vai contratar para fazer o vestido de noiva alguém que apenas gosta sobre o assunto e que faz de vez em quando alguma peça. O raciocínio deve ser o mesmo na hora de contratar ou não uma assessoria.

Como escolher?
Marque uma reunião, nada melhor do que olho no olho. Veja referências, peça indicações, fale com antigos clientes, veja fotos e peça tudo que será entregue discriminado, o combinado não sai caro.
Essa pessoa será uma das mais importantes durante esse processo, então é muito importante que vocês se deem bem e que confiem.

Quando contratar?
O ideal é contratar esse serviço desde o início do planejamento, quando já se tem a data definida. Porém, quando o orçamento esta apertado, pode-se contratar apenas para o dia ou ultimo mês do evento.

Fonte: Revista Donna