De dieta? Nutricionista dá dicas para você não engordar na Páscoa

É possível comer chocolate de forma saudável? A nutricionista Vanessa Leite responde que SIM e vai além:

– E sem culpa. Eu garanto!

A Páscoa é uma verdadeira tentação, principalmente para quem está de dieta, mas se você souber escolher o chocolate certo e consumir moderadamente (pequena quantidade), não terá prejuízos. O problema só ocorre se você ingerir em excesso.

Consumo excessivo

O chocolate contém muitas calorias e gorduras que podem causar sobrepeso. Não podemos esquecer que ele contém açúcar, o que estimula a fome e o desejo de consumir mais e mais.

Benefícios com o consumo em pequena quantidade

O cacau, que está presente no chocolate preto contém substâncias antioxidantes (polifenóis, flavonóides etc) que protegem o organismo contra os radicais livres, ou seja, previne doenças (cardiovasculares, câncer etc) e o envelhecimento precoce. Possui compostos estimulantes como a cafeína e a teobromina, que melhoram até mesmo o funcionamento do cérebro.

Na hora de fazer o ninho, saiba o tipo mais indicado

O mais saudável de todos é o bem amargo com 85% de cacau. O de 70% de cacau também é interessante. Esses tipos apresentam o dobro de capacidade antioxidante, redução de gorduras e açúcar. Essas variações não estimulam a fome e o desejo de comer mais e mais, ocasionado pelo consumo de açúcar refinado. O amargo é o tipo menos calórico.

A variação mais “gorda”

O menos indicado é o branco, que não utiliza massa de cacau na composição, mas manteiga de cacau, açúcar e leite. O branco é o mais calórico e gorduroso de todos.

Ranking do mais saudável ao menos saudável:

1º chocolate amargo 2º chocolate meio amargo 3º chocolate ao leite 4º chocolate branco

*Cuidado com os chocolates que contêm gordura trans, esse não devem ser consumidos/comprados.

Quantidade recomendada

– Adultos, sem restrição, podem consumir no máximo 30g por dia (2 quadradinhos de chocolate ou 1 bombom pequeno)

– Crianças maiores de 3 anos podem consumir, no máximo, 15g por dia.

Dicas para conseguir comer pouco chocolate

Lembrar que o foco da Páscoa é a união da família e/ou amigos, e não a comilança. Congelar os chocolates em pequenas porções dificultará o acesso, facilitando o consumo moderado.

Chocolate diet

É indicado somente para quem é diabético, uma vez que muitos deles apresentam maior quantidade de gorduras, tornando-os mais calóricos.

Superdica

Para quem está em dieta de emagrecimento, o ideal é consumir o chocolate amargo ou o chocolate light, lembrando que o amargo satisfaz mais e não estimula o consumo excessivo.

Ordem dos chocolates mais calóricos: (informação nutricional – porção de 30g)

Chocolate crocante – 165,9 Kcal

Chocolate branco – 165 Kcal

Chocolate ao leite – 162 Kcal

Chocolate amargo – 161,1 Kcal

Fonte: Blog Barra de Cereal