Decoração com luzes: tudo o que precisa saber

Saiba que o uso de luzes apropriadas, tanto na cerimônia como na festa, valoriza muito qualquer espaço. Elas servem não apenas para melhorar a qualidade das fotos, mas para trazer uma atmosfera mais acolhedora aos ambientes. A iluminação correta traz uma grande vantagem a qualquer tipo de festa. Mas, neste evento tão único e especial, ela se torna totalmente fundamental. Seja para ressaltar o vestido de noiva quando as portas da igreja se abrem ou para enriquecer e complementar a decoração do casamento. Quando a iluminação é inadequado pode denotar frieza e melancolia, que é tudo que o casal não quer que aconteça no seu dia, além de tirar o charme das fotos do álbum. Por isso, se desejam dançar a primeira música da festa do casamento com uma iluminação perfeita e direcionada para ressaltar o momento mágico, siga as nossas dicas.

Atenção ao espaço
Certifiquem-se da iluminação já existente no local da cerimônia e espaço da festa, tanto a natural quanto artificial, este é um elemento que dá um efeito incrível e muda totalmente o cenário. É nessa visita que vocês irão definir a quantidade lustres que precisam incorporar, o local ideal para os painéis de led e a necessidade de ter mais claridade em alguns pontos. Verifiquem se existe um gerador, com certeza não vão querer que a decoração da festa de casamento seja iluminada apenas por velas ou lampiões, caso falte energia. O excesso de lâmpadas frias no local deve ser amenizado para não deixar o ambiente apático e sem graça.

Harmonia com o conceito
Sabendo a importância que devem dar a este ponto, determinem qual tipo de iluminação é conveniente ao estilo que escolheram e, sempre, em total sintonia com o décor. Um projeto de iluminação bem executado gera maior impacto sob os objetos ou ambientes que queiram destacar, por isso muitas vezes é necessário um profissional para orientá-los quanto o que realmente necessitam. Evidente que desejam ver as fotos da mesa do bolo decorado do casamento muito bem iluminada.

Tipos de iluminação

Velas: Podem ser usadas em vários locais do espaço, seja para demarcar o caminho da noiva até o altar numa cerimônia tradicional ou em candelabros de ferro envelhecido, cristal ou prata, ressaltando o romantismo dos arranjos com flores do casamento sob as mesas. Sempre combinados com a luz quente para o ambiente não ficar escuro.

Luminárias: Em diversos estilos elas valorizam com graça a decoração de casamento rústico ou em um enlace bem requintado. Luminárias de vidro, de papel de arroz ou de parafina, espalhadas por vários locais do salão podem acrescentar um encanto ao décor e também complementar a iluminação.

Fairy Lights (cortina de lâmpadas de led): Se a ideia é um conceito sofisticado em um local grande, as cortinas de fairy lights são uma excelente opção para preencher um amplo espaço com charme e um toque de requinte. Além de complementar o décor não atrapalha as fotos ao contrário até ajuda.

Varal de luz: Uma alternativa muito utilizada, tanto dentro do salão como em áreas externas. É uma opção simples que proporciona muito encanto, o único cuidado que precisam ter é com a cor da lâmpada e se a rede elétrica suporta a quantidade de energia que será usada. Seria inconcebível ter que lançar seu buquê de noiva rosa no escuro.

Lustres: Imponentes e majestosos os lustres que se encontram no mercado para locação do décor, deixa qualquer salão sem graça um arraso, perfeitos para cerimônias muito formais e sofisticadas. Porém existem opções despojadas perfeitas para acompanhar um estilo vintage ou industrial.

Lanternas chinesas: Feitas de papel, podem ser usadas nos mais diversos estilos de casamento, tanto de dia quanto durante a noite. O seu efeito é sempre romântico e distinto, ainda com um toque moderninho, elemento que harmoniza bem com um vestido de noiva de renda.

Para ter mais êxito e iluminar ainda mais o seu dia o serviço e experiência de um profissional é sempre melhor. Assim como fizeram questão de um super estilista para confeccionar o vestido de noiva sereia ou um bom fotógrafo para fotos inesquecíveis, se possível contratem um especialista. Lembrem-se, todos os cantinhos devem estar com a iluminação perfeita, até os não tão simbólicos, como a mesa do livro de assinaturas ou das lembrancinhas do casamento.