Entenda as diferenças entre dama de honra e florista

Se está no momento de enviar os convites de casamento especiais para aqueles que terão um papel importante no grande dia, deve saber a função de cada um antes do convite. As daminhas e floristas despertam grandes dúvidas quanto sua diferenciação e funções.

Origem

A raiz da tradição das daminhas e florista não é conhecida ao certo, mas o que se sabe é que há muito tempo elas enfeitam e dão graça aos casamentos com suas fofuras, vestidas de pequenas princesas com modelos de vestidos de festas infantis, rodados, combinando com o modelo do vestido de noiva e muitas vezes até com detalhes como o penteado preso de casamento. Alguns dizem que a tradição veio da idade média, onde as crianças eram vestidas como a noiva pra afastar a má sorte. As duas entram na passarela da igreja ou da cerimônia, e sempre vestidas como pequenas princesas. Mas afinal, qual é a diferença e a função entre elas?

Damas de honra

As damas são, geralmente, as que entram e levam junto com o pajem as alianças dos noivos. O casal escolhe para essa função as crianças que possuem mais intimidade e proximidade. Geralmente as daminhas entram após a noiva, no momento em que o padre pede as alianças, mas não existem regras, você pode escolher o momento da entrada da dama de honra. Também, quando o pajem for o responsável por levar as alianças, a daminha pode o acompanhar com um pequeno buquê de flores do campo, combinando com o buquê da noiva.

Floristas

As floristas são as primeiras a entrar, antes da noiva e de todos que ficarão no altar, padrinhos, pais dos noivos e noivo. Ela entra levando uma cestinha com pétalas de flores e vai deixando, delicadamente, as pétalas pelo caminho, enfeitando o caminho onde passarão os próximos a subirem no altar. Muitas noivas trocam as pétalas de flores por raminhos que a florista distribui para convidados aleatórios. Considere a idade da florista para saber se esta última opção é uma alternativa viável. Como será das primeiras a fazer a entrada, as noivas que buscam alternativas originais podem trocar as flores pelas plaquinhas que levam frases curtas de amor.

 Número

Vocês decidem quantas damas e quantas floristas farão esse papel para o seu casamento. O ideal é que, para a entrada de cada uma delas, seja selecionada uma música diferente, para não tornar o momento repetitivo, assim as funções também serão identificadas como diversas. O importante é organizar a entrada e deixar que as pequenas se sintam confortáveis para cumprir com seu importante papel.

Fonte: Casamentos