Festa infantil barata e bonita: veja dicas para colocar em prática

Com o mercado de eventos em alta, é comum ver festinhas infantis em que o céu é o limite para pais que desejam criar um ambiente mágico na hora de celebrar os aniversários dos pequenos. Mas nem sempre o investimento precisa ser alto para se alcançar um belo resultado. Para economizar e organizar festas baratas e incríveis, garimpamos cinco dicas essenciais com especialistas. Aproveite e veja também a galeria de fotos abaixo com algumas sugestões:

  • Receba em casa

“Para reduzir o custo em relação ao local, a festinha pode ser feita na própria residência da pessoa, espaço de festas do prédio, ou ainda na escolinha da criança”, sugere Mayara Junquilho, organizador de eventos. Esta dica, aliás, é um consenso entre os especialistas. “A graça e o charme de se comemorar em casa é que a festa tem a sua cara, seu jeito, seu cheiro…”, diz Mirussia Remuszka, produtora de eventos.

  • Faça você mesmo

O “faça você mesmo” é o que vem logo à cabeça quando pensamos em economizar. Entre os itens que você pode fazer estão pompons e móbiles para a decoração. As bandeirinhas com as letras formando o nome do aniversariante ou as próprias letras em MDF (que são vendidas na cor crua em casas de artesanato para serem pintadas) estão em alta e também podem ser produzidas pelos pais. A embalagem dos doces são outra opção de produção independente dos donos da festa. Quadradinhos de tecido de chita, por exemplo, podem formar trouxinhas de bombons que vão para a mesa, sugere Mayara.

  • Reutilize suas coisas

Lidiana Paz, da Arquitetas da Festa, sugere usar os brinquedos e pelúcias das crianças que tenham a ver com o tema. Raquil Lange, da Parangolé, orienta ainda a dar uma olhada para a sua própria cozinha. “Dependendo do tema, vale procurar objetos que combinam. Às vezes, uma travessa verde combina com a festinha do dinossauro, por exemplo”, conta.

  • Repense o cardápio

Já que a festa é para a criançada, uma boa forma de economizar é cortar os “rococós gastronômicos” e fazer, você mesmo, o cardápio. Mirussia, da Comemore Sempre, indica receitas fáceis e saudáveis para estas ocasiões, sobretudo para quem vai receber em casa.Aposte em pequenos sanduíches, pão de queijo, milho cozido em rodelas menores, picolés, docinhos simples como doce de leite com biscoito de maisena e, principalmente, frutas picadinhas.

Shirley Hilgert, do blog Macetes de Mãe, aposta ainda nos bolos simples, e mais baratos, mas com elementos de decoração que os deixam uma graça, como os pequenos varais com bandeirinhas – que estão na moda.

  • Use a imaginação

“Quanto mais personalizada a festa, mas fácil de executar”, sugere Mirussia, da Comemore Sempre. Pratinhos e copinhos de papel, por exemplo, podem ir além da função de servir.
Balões também causam impacto e não são caros. “A dica é investir em balões maiores, com estampas de poás, por exemplo, para se diferenciar dos mais tradicionais e óbvios. Outra ideia é usar feltro na decoração. Fazer detalhes com feltro dá grande efeito e não sai caro”, diz Shirley, do blog Macetes de Mãe.

Confira alguns exemplos