Os encantos da linguagem das flores!

A tradição do buquê de noiva é remetida originalmente à Grécia, onde era feito com alho e ervas para afastar o mau-olhado. Com o tempo, foi sendo substituído pelas belas e perfumadas flores, compondo mais um detalhe essencial no visual da noiva. Além de vestido, sapato, joias, véu e grinalda, o buquê se tornou símbolo do casamento, guiado esteticamente pelo estilo e personalidade da noiva.

Na época Vitoriana os buquês se tornaram mais sofisticados e criou-se a “linguagem das flores”. Este conceito surgiu de uma visão da sociedade naquele momento: como soava inadequado que uma mulher se declarasse ao seu amado, criaram significados para cada flor, indicando que determinado buquê expressaria determinada mensagem. A linguagem se popularizou pelo mundo e atualmente estas referências ainda são utilizadas! Conheça algumas delas e garanta que seu buquê traduza o sentimento mais forte em seu coração.


Rosa

rosas
A rosa é o mais famoso símbolo do amor, mas seu significado também remete ao tom da flor: quanto mais forte o sentimento, mais escura deve ser a cor da rosa. Enquanto as vermelhas representam o amor, as rosas chá são símbolo de respeito e admiração. Quando entregues de presentes, a quantidade de rosas no buquê também emite significado: uma representa amor, duas representam compromisso, 12 são sinal de gratidão e 50 demonstram amor incondicional!

Tulipa

tulipa
Muito cultuada pelos orientais, a tulipa representa o amor eterno e a paixão em suas mais puras formas!

Cravo

cravo
O significado básico do cravo é casamento, amor! Suas cores enviam mensagens diferentes: os rosas dizem que o parceiro é inesquecível; os vermelhos mostram paixão; os brancos, delicados e leves, falam o quão doce é seu amor.

Orquídea

orquidea
Para os gregos, a orquídea representa virilidade e fertilidade. Para os ingleses, é um símbolo de riqueza, exclusividade e bom gosto. O significado mais curioso fica com o Japão em sua tradição feudal: as orquídeas do samurai, um tipo especial da flor, cresciam em regiões montanhosas e inacessíveis. Os samurais então arriscavam suas vidas para coletar um exemplar, sendo que este acabava exposto por eles quando voltavam para casa, representando bravura e coragem.

Hortênsia

hortensia
Esta delicada flor representa amizade e lealdade, ideal para representar um relacionamento entre grandes amigos!

Lírio

lirios
O lírio representa em sua beleza a pureza da alma e do coração, além de ser forte símbolo da feminilidade. A mensagem relacionada à entrega destes buquês como presente à mulher amada é de que ela é ideal e superior a todas as demais. A única dica para o buquê é tomar cuidado com seu pólen, pois ele pode acabar manchando facilmente o vestido.

Callas/Copo-de-leite

callas
Seu nome é grego e significa beleza. Estas flores representam devoção e felicidade conjugal, sendo muito populares em casamentos. Cada uma de suas cores traz uma mensagem: a branca é pureza; rosa é admiração; a púrpura, paixão; a negra (incomum em cerimônias, mas ideal como presente) é símbolo de elegância e mistério.

Qual mensagem você quer passar em seu casamento? Escolha sua favorita e garanta o buquê certo para seu casamento!

 

Fonte(s): Gorete Colaço, Vestida de Noiva e Casa Vogue.