Regras de etiqueta para o bolo de casamento

Alguns elementos marcam os enlaces e não podem faltar. Independente do estilo de decoração de casamento escolhido, são elementos chaves que a maioria dos noivos optam por incluir no grande dia. O bolo de casamento é um desses itens que caracterizam o evento. Mas quando o assunto é protocolo, o que diz a etiqueta sobre esse doce detalhe?

O corte do bolo
Se vocês são um casal que se atém às tradições, esse momento é importante, além de render lindas fotos. Mas existe um momento ideal para o corte do bolo? A etiqueta diz que independente do estilo da sua festa, seja o naked cake para a decoração de casamento rústico ou o tradicional bolo de pasta americano, eles devem ser cortados após a refeição ou coquetel de recepção, caso tenha optado por um menu finger food. Além disso é uma maneira elegante de dizer aos convidados que a festa está acabando.

Posso ter um bolo fake e servir os pedaços já cortados ao convidados?
Claro que sim! Muitas noivas preferem assim para evitar os riscos que o seu bolo pode correr até o momento do corte, já que são muitas horas de festa, principalmente os bolos decorados para casamento e com muitos detalhes, o bolo fake para decorar é uma boa ideia de mantê-lo perfeito. No momento do corte pode trocar o fake pelo verdadeiro.

Mini-bolos ou cupcakes podem substituir o bolo tradicional de casamento?
Sim, e essa ideia é uma super tendência das decorações de casamento 2017. Perfeita para casamentos personalizados, minimalistas e onde cada convidado é tratado com carinho e atenção. Aproveite para identificar convidados que têm necessidades gastronômicas especiais (diabetes, celíacos, veganos etc) e ofereça a eles um bolo adequado. Se não abre mão do tradicional bolo, utilize os cupcakes para compor a sua mesa de doces e como protagonista principal, o bolo. Para quem abdicou do bolo, pode também manter o momento com um bolo de casamento simples, apenas para o corte.

Já temos o bolo de casamento, precisamos servir outra sobremesa?
É uma dúvida de etiqueta que surge em muitos casais, e a resposta é sempre o seu estilo de festa. Os tradicionais jantares de casamento, para um menu completo, pedem a entrada prato principal e a sobremesa, independente do bolo. Se do contrário optou por uma decoração de casamento simples, evento mais informal, já não estará tão presa ao protocolo da sobremesa, deixando que seus convidados guardem esse momento para o bolo.

Não deixe o bolo te tirar o sono, afinal de contas ele é apenas um pequeno detalhe nesse dia que guarda tantos significados. Envie os convites de casamento com a certeza que todas suas escolhas serão um sucesso, já que foram feitas por vocês, e espere o dia para calçar o seu sapato de noiva e entrar nessa festa que vocês organizaram com tanto carinho.

Fonte: Casamentos