Vai casar na Páscoa? Confira essas dicas

Em 27 de março de 2016, comemora-se a Páscoa. Dia em que muitos casais optam para realizar o enlace. Além do significado importante que a data traduz, de renovação e de vida, possibilita aos noivos optarem por uma bela, criativa e deliciosa decoração! E, além de tudo, deixarem os convidados encantados, pois a páscoa reflete, assim como Natal, um clima familiar e aconchegante. Ah! Mas também tem um detalhe importantíssimo! O chocolate como carro-chefe do evento! Afinal, é Páscoa!

Mas, antes de falarmos sobre a decoração e de chocolate, vamos ver os principais significados dessa importante data e o que cada símbolo representa, pois podem ser úteis na escolha da decoração e da atmosfera que os noivos querem dar à ocasião.

Páscoa: principais significados

A Páscoa era comemorada pelos judeus com a celebração do êxodo, ou seja, a libertação do povo do Egito. Nessa ocasião, sempre sacrificavam um cordeirinho sem mácula. Partindo desse princípio, com a ressurreição de Cristo testemunhada pelos apóstolos, a religião cristã passou a celebrar a morte e ressurreição de Jesus, como cordeiro pascal, e através dele, a libertação da humanidade do pecado e da morte.

Vejam os principais símbolos e, também, como combinam com a data:

  • Coelhos e ovos pascais: simbolizam a fertilidade e a esperança de uma nova vida. Tudo a ver com os noivos, pois exprime o surgimento de uma nova família e uma nova geração;
  • Círio Pascal: representa o “alfa” e “ômega”, ou seja, “princípio” e “fim” respectivamente. Também podem estar presentes na decoração em algumas velas;
  • Colomba Pascal: em formato de pomba, representa o Espírito Santo;
  • Girassol: simboliza a luz de Cristo para a humanidade.

Com podemos observar, você pode decorar a festa com todos esses símbolos procurando dosá-los para que o clima romântico de casamento não seja perdido.

Realizar o enlace no dia da Páscoa? Quais as dificuldades?

Como podemos observar, trata-se de uma festa religiosa e os noivos devem estar atentos à liturgia de sua igreja. Afinal, os domingos de Páscoa são dedicados a eventos especiais nas igrejas católicas e evangélicas. Então fique atenta e converse com seu padre ou pastor se é possível realizar a cerimônia no mesmo dia.

Uma boa dica é casar no sábado, dia anterior, e usar a páscoa como temática, afinal, significa vida, celebração, fertilidade e isso tudo tem muito a ver com casamento, não é mesmo?

Decoração:

Com base nos símbolos que remetem à páscoa, por exemplo:

  • Girassóis na decoração para casamento de dia;
  • Coelhinhos artesanais;
  • O próprio chocolate pode ser um elemento de decoração;
  • O topo do bolo podem ser dois coelhinhos ou até pombinhos;
  • Decoração provençal ou rústica para todos os gostos.

Gastronomia

A noiva pode optar pelos finger foods, alguns exemplos deliciosos:

  • Bacalhau à portuguesa com batatas, ovos e azeitonas pretas;
  • Bobó, salada ou risoto de camarão;
  • Lasanha de ricota com espinafre;
  • Receitas de antepastos que levem cenoura darão bom humor na degustação.

Atenção: Escolha muito bem o buffet, principalmente se escolher pescados para o menu, pois o risco de contaminação desse alimento é grande.

Dica: Não se esqueça de que alguns convidados podem não gostar de pescados ou, até mesmo, nem comam carne, então tenha algumas opções de massa, canapés e até outros tipos de carne.

Fonte: Blog Me Casei